Mesmo tendo parte do nome igual ao de um dos mais famosos aplicativos, a origem do nome da principal cidade do interior de MG nada tem a ver com tecnologia ou transporte. Cidade de Uberlândia completa 136 anos
Secretaria de Governo e Comunicação de Uberlândia
Sabe aquela piadinha típica das festas de família lançada sempre por algum tio sobre a sobremesa: “É pavê ou ‘pacumê’?”. Então, essa reportagem é para todo morador de Uberlândia que passou a sentir na pele as piadinhas desse tipo logo quando a Uber, que realiza transporte via aplicativo, chegou ao Brasil, há 10 anos.
Os moradores, ou aqueles que adotaram a segunda cidade mais importante de Minas Gerais, para viver, passaram então a colecionar perguntas e comentários do tipo:
“Você é da terra do Uber?”
“Você anda de graça no transporte por aplicativo?”
“Sabia que em Uberlândia você nunca precisa chamar táxi? Eles só chamam Uber!”
“Quando você pede Uber em Uberlândia, ele já vem com pão de queijo no banco”
Mas, apesar dos nomes parecidos, a cidade de Uberlândia não é a sede do transporte por aplicativo. Na verdade, a cidade já existia muitos anos antes do app se tornar conhecido – mais especificamente, 121 anos antes dele ser criado. Mas, qual a real origem do nome do município?
Vista aérea paisagem Uberlândia, Avenida João Naves de Ávila, Centro, céu, previsão do tempo, 13/09/2021
Via Drones/Divulgação
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Bom, para explicar a origem do nome, é importante saber que Uberlândia, que comemora 136 anos neste sábado (31) não teve sempre esse nome. Ao longo dos anos, desde a sua fundação, a cidade se transformou e seu nome também.
São Pedro de Uberabinha
Fazenda São Francisco
Acervo Público da Prefeitura de Uberlândia
O primeiro nome da cidade, que na época nem era cidade, foi São Pedro de Uberabinha. O nome foi dado em homenagem ao Ribeirão “São Pedro”, que passava pela fazenda próxima onde o município teve origem. Esse Ribeirão era afluente do Rio Uberabinha, que foi motivador do nome da região.
“Levar em consideração as mudanças dos nomes atribuídos a um espaço, como Uberlândia, é uma forma de acompanhar as mudanças nas relações sociais e nas formas de pensar da sociedade.” – explica Gilberto Cézar de Noronha, historiador e professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Em 1852, o arraial “São Pedro de Uberabinha” foi elevado a distrito. Foi só em 1888 que o título de Vila chegou à região. Até esse ponto da história, a Vila era associada ao município de Uberaba.
Uberabinha
Em 1889, a Vila foi elevada à categoria de cidade. Assim, o nome do córrego “São Pedro” foi retirado, ficando apenas como Uberabinha.
“Esse diminutivo logo iria incomodar às elites locais, ansiosas pelo desenvolvimento econômico da cidade e animadas com as transformações econômicas, sociais e culturais. Assim, os problemas envolvendo o nome Uberabinha começaram a surgir.” explica o historiador.
Enfim, Uberlândia!
A partir de 1929, a cidade passa a ser “Uberlândia”
Reprodução/TV Integração
Em outubro de 1929, a Lei número 1.128 aprovou a substituição do nome Uberabinha por Uberlândia. A mudança de nome acompanhou as transformações e novas relações da cidade e campo, seguindo a urbanização da região.
“O nome significa terra fértil (Ubere + Land), que marca bem o período de urbanização sem perder suas potências agrícolas, ou seja, desejando estar “acima” (Uber).” , finalizou o historiador.
Deixando mais claro, de origens germânica, “land”, significa “solo”, que no bom português virou “lândia”. E Über, equivale acima, em cima, de cima, sobre. Agora, com tudo explicado, os moradores poderão enfim se defender daquelas piadinhas.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas